ESTUDOS

Asfixia Religiosa

Lucas 2:41 a 2:52

Ora, seus pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da páscoa.

Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa;

E, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais;

 Julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos;

E não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele.

E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.

E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.

Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.

 Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?

Eles, porém, não entenderam as palavras que lhes dissera.

Então, descendo com eles, foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava todas estas coisas em seu coração.

E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens.

Lucas 2:42  Para nós hoje Cristãos é difícil imaginarmos um menino de 12 anos indagando ou inquirindo um pastor ou um professor de teologia (um mestre). Na verdade hoje não vemos nem um adulto fazer isso!
Voltando para o contexto vemos que em Lucas 2:45 quando procuraram e não o acharam voltaram e o encontraram sentado em meio aos doutores da lei ou seja nossos eruditos , pastores renomados de hoje sentado ESCUTANDO INTERROGANDO- OS E ENSINANDO!

Jesus se assentou ao meio dos doutores da lei, assim o fez para que no momento oportuno ele pudesse manifestar com o dom da palavra. O ensinamento que o Pai lhe deu.
Fazendo com que Luc 2:47  todos os que o ouviam se admiravam da sua                 Inteligência e das suas respostas.

Exatamente, porque todo o estudo que ele ensinava não vinha dele mais diretamente do PAI.
Luc 2:48  Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.

Luc 2:49  Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?

Estaremos tratando aqui uma linha muito estreita e que não tem sido divulgada em nossas congregações e espero que, ninguém venha usá-lo como principio de rebeldia, para poder se apegar a palavra, e resolver fazer, o que bem quiser, não é esse intuito. O intuito é que você venha a entender que a dependência esta ligada a sermos dependentes e submissos a Deus.

O significado da palavra submissão que tem sido usado tão erroneamente no meio cristão por pastores, e levado o povo a escravidão de pensamentos, e costumes religiosos.
A palavra submissão significa segundo o dicionário Aurélio DEPENDENCIA.
Ø  Submisso = humilde, suplicante, dócil e obediente.

  Submissão no Grego  υποταγη hupotage.

  sujeitar-se, obedecer  sujeitar, colocar em  sujeição  submeter ao controle de alguém

Submissos a quem?

Há homens em geral, ou seja, família, marido, mulher, irmãos, Sacerdotes ou a Deus?
Em primeiro lugar devemos ser submissos a Deus e submissos a família.
 2 Reis 17:36
    
 Obedeçam a mim, o SENHOR, que tirei vocês do Egito com grande poder e força; ajoelhem-se diante de mim e ofereçam sacrifícios a mim.
     
 Deus tirou o povo, do Egito, mais pra frente veio a dar o seu filho, a sua imagem a sua perfeição, a morrer morte de cruz para nos livras do pecado eu e você mesmos sem merecer ele teve compaixão de nós e nos deu uma chance de sermos diferentes e, nos tornarmos a sua imagem e semelhança, na verdade esse é o grande sonho de Deus, ter muitos filhos iguais a Jesus.

Se o sonho de Deus é ter muitos filhos aguais a Jesus, isso nos imputa a fazermos da mesma forma.
Jesus dizia que só fazia o que via o Pai fazendo. Cabe a nós vermos o que Deus faz, e devemos reproduzir o mesmo.
No texto acima de 2 reis 17:36 Deus fala sobre oferecer a Ele um sacrifício. Hoje esse sacrifício somos nós, é a nossa vida, devemos oferecer nossas vidas como sacrifício vivo.
Devemos nos tornar um sacrifício santo agradável a Deus, não podemos nos achegar a Ele de qualquer forma ou na figura de um cordeiro manco, mais devemos se achegar a Ele como um cordeiro limpo, puro.

Filhos

Obedeça teus pais em tudo
 (Em ressalva, quando o que lhe ,pedirem para fazer, interfira com que Cristo quer fazer, e tem ti pedido). Você deve ser submisso aos teus, país lembrando que ser submisso ressalta em ser obediente as coisas concernentes a Palavra aos ensinamentos de Deus. No que sair das escrituras você terá de prestar conta a Deus.
Vemos isso no texto acima que lemos Jesus desde muito jovem já tinha a sua mentalidade de filho (de Deus) criada para saber ao certo como agir e a quem obedecer.

Temos que estar sensíveis para ouvir.
Como ouvir? Como saber?
Ao lermos o texto constatamos que Jesus ia crescendo em sabedoria! Ou seja, buscando o conhecimento. Tendo em si a identidade de filho formada!

Em quais outras maneiras, no plano físico cresceremos em sabedoria se não for pelo estudo, pelo conhecer.
A palavra de Deus diz que o povo perece por falta de conhecimento.
Diferente do dia de hoje, em que vivemos Jesus não tinha uma mente escravizada ao ponto de si balançar ao meio de ter que pensar a quem obedecer! Deus ou a Maria, Sua mãe?

Ao ser indagado por sua mãe à primeira palavra de Jesus fez com que Maria se calasse, ela não o entendeu, mais guardou para si o que o menino Jesus havia o dito.
Nesse ponto é bom ressaltarmos, que nem sempre seremos entendidos, como Jesus não o foi pela sua mãe. Quando somos tocados por Cristo para trazer uma nova mentalidade, para que a pessoa receba esse ensinamento é necessário que algo que já tenha sido colocado como conceito dentro dela, venha ser arrancado, para que o novo seja recebido. Isso trará de inicio uma recusa da parte da pessoa a ser tocada.  Porem quando sabemos quem somos e o que fomos chamados para fazer em Deus não nos preocupamos com essa situação, de sermos entendidos ou aceitos em um determinado local ou congregação. Por que sabemos a posição que estamos em Cristo. Sabemos que somos a igreja, e estamos na posição de Justiça.

Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?

Olhando para um contexto físico Jesus desobedeceu a seus pais? Ficando na sinagoga?

Á resposta de Jesus é bem clara a sua mãe quando ele diz Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai!
Para ele era muito clara a idéia em que. O que tinha de ser feito era, obedecer a Deus naquele momento em que o Pai havia o proporcionado.
Porem os teus pais físicos não enxergava dessa forma. Pois não tinha o mesmo grau de revelação que tinha sido dado a Jesus.

Nem sempre a Revelação dada por Deus a você é para ser compartilhada com o seu conjugue com seu namorado com a sua família. Porem será nítido a você de como proceder, e à hora disso acontecer. E como fazer.
Vemos em Genesis 37:4 que José teve um sonho porem se precipitou a contar para teus irmãos e para teu pai Jacó o que acarretou a ele muitos problemas. Tudo devido a ansiedade do seu coração de querer acelerar um processo que não era dele mais sim de Deus 

Hoje em nossos meios sofremos com a escravidão que tem sido colocada em nossas vidas pelas congregações que tem confundido a submissão que é sujeitar-se a agradar a Deus. Com o sujeitar-se a agradar o pastor agradar o diácono, agradar os irmãos de melhores condições financeiras que sustenta a congregação.

Sofremos uma escravidão de não termos uma identidade formada em Cristo por falta de discipuladores de pessoas, comprometidas com Deus para o ensinamento da Palavra no corpo de Cristo.

Sofremos hoje com os chamados administradores de igrejas que querem apenas se afixar em números, no inchaço. Cada dia mais perdemos pastores e no lugar dos mesmos tem nascidos administradores de empresas que se preocupam com números com ofertas com valores e não com vidas.
Muitas igrejas e congregações, já às vi sufocando os jovens, com a palavra santidade!
Falam-se tanto em santidade, que devemos viver em santidade, que sem santidade não vamos chegar ao céu, porem ninguém explica, como viver a santidade! , como ser santo!

O jovem não consegue prosseguir, não consegue ir à frente nem se firmar em Deus, por que tudo é pecado. Porem ninguém o ensina como se viver livre do pecado.
Santidade é um processo! E nunca viveremos santidade se antes não descobrimos o que é Reino?  Como alcançá-lo? E como devemos viver no Reino?

Nunca alcançaremos maturidade se não aprendermos passarmos pelo processo de teknom ( meninos) para rhuios.( filhos maduros)
Temos que entender que para tudo há um processo. E esse processo tem que ser respeitado. Não podemos acelerar ou pularmos parte de um processo. Caso contrário, estaremos fazendo do processo de Deus algo prematuro em nossas vidas.

Estacionando em meio a um processo que esta por começar ou esta incompleto para prosseguir.

Fraternalmente em Cristo Flávio Valadão.


Religiosidade Gospel

Hoje Estudando vários locais e a forma e comportamento dos cristãos, vemos como a religiosidade tem entrado e permanecido nas congregações , não se espante com esse tema, pois esse é um tema que iremos abordar e vermos como a religiosidade tem estado fluentemente em nossos meios hoje.

Segundo o dicionário Aurélio

  Religião significa crença ou doutrina religiosa. Veneração às coisas sagradas; devoção, fé, piedade.
  Religiosidade: disposição ou tendência religiosa
  Religioso: que tem uma religião; relativo a uma ordem monástica, membro de uma ordem religiosa.
    
  No dicionário Bíblico Wycliffe a definição para a palavra religião que encontramos é Religare – “ler novamente”                  “ considerar”, “dar atenção ao divino”  outra tradução define a palavra religare como “Religar” enxergaram na   palavra a idéia de obrigação.ligar algo que um dia foi desligado! (com a queda do homem). Gn3-22; 24.
Gen 3:22  Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem               e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.
Gen 3:23  O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado.
Gen 3:24  E havendo lançado fora o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.
Desde então a queda do homem, o mesmo vem tentando encontrar uma maneira de se religar a Deus, muitas x fazendo bezerros de ouro e o adorando no lugar de Deus.
A desculpa de Arão foi a mais esfarrapada que já vi em minha vida! Quando Moises o indagou sobre o que tinha acontecido ele disse:
- Sabeis que o povo é um povo de duro coração, eles me deram todo o ouro que tinham, eu o joguei no fogo, e saiu esse bezerro aí.
Vemos um erro onde nós sempre caímos, de julgar uma atitude de imediato olhando, em primeiro lugar para os erros dos outros, e não para os nossos.

Também vemos que o homem tenta achar sempre uma maneira de justificar-se perante Deus.
 (Da mesma forma no jardim do édem o homem quis se justificar ao comer do fruto).
            
 Deus fala com Moises sobre o teu povo e diz:
 Êxodo 32:7; 9

Porem Moises suplicou por esse povo! Que trazendo para os dias de hoje somos nós:
A única diferença hoje da denominada igreja apostólica romana para a denominada igreja evangélica é que não temos em nossos altares imagens de barros!
Mais quanta adoração a si próprio tem sido feita? Quanta adoração a músicos tem sido feitas? Quanta adoração a grandes nomes do meio artístico da mídia tem sido feita? Hoje vemos pessoas dentro da congregação dizer:
Há o pastor disse que semana que vem estará viajando! Então não virei no culto também!
Para esse irmão Deus só fala com o pastor.
NÃOOOOOOOOOOOOOO Deus fala contigo. O Espírito Santo de Deus   Habita dentro      de você.
Deus só pode usar o seu pastor? Não, Deus pode te usar, Pode usar teu irmão,Para trazer uma mensagem! Deus pode usar vc mesmo, ou vc mesma!     

Estamos vivendo no novo testamento e não mais no antigo onde Deus só falava com os sacerdotes . Mais ele mandou para nós em atos 2 : o Espírito Santo que hoje habita dentro de ti!
Não espere por pastor ou por pessoas consagradas a Deus para fazer a tua parte!ou para levar o teu cajado (Lembre-se vc também  foi consagrado por Deus)
o buscar o conhecer esta disponíveis a todos nós a própria palavra de Deus diz;
O meu povo perece por falta de conhecimento!
Como combater a verdade com uma quase verdade?
Se vc não busca na palavra o conhecê-la

Fraternalmente em Cristo Flávio Valadão.



Reflexão.

VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA

Relata a Sra. Thompson, que no seu primeiro dia de aula
parou em frente aos seus alunos da quinta série primária e, como
todos os demais professores, lhes disse que gostava de todos por
igual. No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que
na primeira fila estava sentado um pequeno garoto chamado
Teddy. A professora havia observado que ele não se dava bem
com os colegas de classe e muitas vezes suas roupas estavam
sujas e cheiravam mal. Houve até momentos em que ela sentia
prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e
trabalhos.

Ao iniciar o ano letivo, era solicitado a cada professor que
lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar
conhecimento das anotações feitas em cada ano. A Sra.
Thompson deixou a ficha de Teddy por último. Mas quando a
leu foi grande a sua surpresa.
A professora do primeiro ano escolar de Teddy havia
anotado o seguinte:

-Teddy é um menino brilhante e simpático. Seus trabalhos
sempre estão em ordem e muito nítidos. Tem bons modos e é
muito agradável estar perto dele.

A professora do segundo ano escreveu:
-Teddy é um aluno excelente e muito querido por seus
colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe que está com
uma doença grave e desenganada pelos médicos. A vida em seu
lar deve estar sendo muito difícil.

Da professora do terceiro ano constava a anotação seguinte:
- A morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Teddy.
Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum
interesse e logo sua vida será prejudicada se ninguém tomar
providências para ajudá-lo.

A professora do quarto ano escreveu:
- Teddy anda muito distraído e não mostra interesse algum
pelos estudos. Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na sala
de aula.

A Sra. Thompson se deu conta do problema e ficou
terrivelmente envergonhada. Sentiu-se ainda pior quando
lembrou dos presentes de natal que os alunos lhe haviam dado,
envoltos em papéis coloridos, exceto o de Teddy, que estava
enrolado num papel marrom de supermercado.

Lembrou-se de que abriu o pacote com tristeza, enquanto os
outros garotos riam ao ver uma pulseira faltando algumas pedras
e um vidro de perfume pela metade. Apesar das piadas ela disse
que o presente era precioso e pôs a pulseira no braço e um
pouco de perfume sobre a mão.

Naquela ocasião Teddy ficou um pouco mais de tempo na
escola do que o de costume. Lembrou-se ainda, que Teddy lhe
disse que ela estava cheirosa como sua mãe. Naquele dia, depois
que todos se foram, a professora Thompson chorou por longo
tempo... Entendendo que aqueles objetos pertenceram à mãe
dele.

Em seguida, decidiu-se a mudar sua maneira de ensinar e
passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a
Teddy. Com o passar do tempo ela notou que o garoto só
melhorava. E quanto mais ela lhe dava carinho e atenção, mais
ele se animava. Ao finalizar o ano letivo, Teddy saiu como o
melhor da classe.

Um ano mais tarde a Sra. Thompson recebeu uma notícia
em que Teddy lhe dizia que ela era a melhor professora que teve
na vida.

Seis anos depois, recebeu outra carta de Teddy contando
que havia concluído o segundo grau e que ela continuava sendo
a melhor professora que tivera.

As notícias se repetiram até que um dia ela recebeu uma
carta assinada pelo Dr. Theodore Roosevelt, seu antigo aluno,
mais conhecido como Teddy. Que a convidava para seu
casamento e noticiava a morte de seu pai. Ela aceitou o convite e

no dia do casamento estava usando a pulseira que ganhou de
Teddy anos antes, e também o perfume.
Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por longo
tempo e Teddy lhe disse ao ouvido:

- Obrigado por acreditar em mim e me fazer sentir
importante, demonstrando-me que posso fazer a diferença.
Mas ela, com os olhos banhados em pranto sussurrou
baixinho:

- Você está enganado! Foi você que me ensinou que eu
podia fazer a diferença, afinal eu não sabia ensinar até que o
conheci.

Autor Desconhecido.